O Programa DEL promove consultoria em infraestrutura e mobilidade urbana com especialista do Programa Senior Experten Service da Alemanha. 

No dia 1º de maio, a especialista em infraestrutura e mobilidade urbana, Dra. Maria Helena da Rocha Paranhos, desembarcou no Brasil para compartilhar seus conhecimentos e experiência em dez municípios de Santa Catarina. Atualmente residente na Alemanha, a Sra. Maria Helena possui formação em Arquitetura no Brasil, seguida por um mestrado e doutorado na cidade de Berlim, onde reside há mais de 30 anos.

A vinda da Dra. Maria Helena ao Brasil é resultado da parceria entre o Instituto DEL (Instituto de Desenvolvimento Econômico Local) e a SES (Senior Experten Service), que visa fortalecer as capacidades locais e promover o intercâmbio de conhecimentos entre especialistas internacionais e municípios brasileiro. A missão de maio tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de infraestrutura e mobilidade urbana em dez municípios catarinenses participantes do Programa DEL.

O Programa Senior Experten Service é uma iniciativa reconhecida internacionalmente, que permite que empresas e organizações brasileiras recebam consultoria de especialistas do mundo todo, que voluntariamente compartilham suas experiências em diversas áreas. Os especialistas atuam na resolução de problemas específicos, no treinamento de funcionários e na implementação de novos processos, visando promover o desenvolvimento econômico e social.

Durante todo o mês de maio, a Dra. Maria Helena ministrará palestras e workshops para a comunidade local, membros ativos do Conselho e Câmaras Técnicas, bem como para as equipes das prefeituras municipais. Seu objetivo é compartilhar sua expertise em infraestrutura e mobilidade urbana, oferecendo insights valiosos e orientações práticas para o desenvolvimento sustentável dessas localidades.

“Todos os projetos vitais para o desenvolvimento do município de São Joaquim precisam ser discutidos pelo poder público no âmbito das associações, conselhos, entidades de classe e comunidade em geral, visando uma organização e direcionamento das demandas mais emergenciais e prioritárias para o nosso município. Torna-se necessário ainda, a participação de especialistas como a Dra. Maria Helena, quando da apresentação desses temas, pois, são profissionais com notório saber teórico e com vasta experiência prática. A Dra. Maria Helena conseguiu transmitir de forma simples, mas muito bem fundamentada, nossos principais gargalos com relação ao tema “acessibilidade”, fazendo com que os presentes realmente entendessem a importância das adequações necessárias”. Mencionou Hercilio Bathke Vieira, consultor na  HBV Consultoria Empresarial e  participante das palestras em São Joaquim, santa Catarina.

Até o momento, a Dra. Maria Helena visitou os municípios catarinenses de Imbituba, Navegantes, Treze Tílias, Arabutã, Itá e Taió, São Joaquim e Orleans. Nesta semana, ela seguirá seu itinerário, visitando os municípios de Florianópolis e Biguaçu. “Ao compartilhar seu conhecimento e experiência, a Dra. Maria Helena desempenha um papel fundamental na capacitação das comunidades locais e na promoção de soluções sustentáveis para os desafios relacionados à infraestrutura e mobilidade urbana. Sua expertise, aliada ao compromisso do Instituto DEL e da SES, impulsiona o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina, deixando um legado duradouro para as futuras gerações.” comentou Osmar Vicentin, Diretor Superintendente do Instituto DEL e coordenador, pela FACISC, da implementação do Programa DEL em Santa Catarina.

 

Sobre a Fundação Senior Experten Service (SES)

A Fundação Senior Experten Service (SES) é uma organização internacional que facilita a cooperação entre especialistas aposentados da Alemanha e empresas, organizações e comunidades ao redor do mundo. Através do Programa SES, empresas e organizações brasileiras têm a oportunidade de receber consultoria especializada de especialistas voluntários em diversas áreas. 

A Fundação SES é reconhecida por sua excelência na promoção do voluntariado especializado e transferência de conhecimento. Sua parceria com empresas e comunidades permite o acesso a especialistas experientes, que oferecem soluções práticas e melhores práticas. Ao fortalecer a capacidade das organizações e comunidades, a SES contribui para o desenvolvimento sustentável, impulsionando o crescimento econômico e melhorando a qualidade de vida das pessoas.