Na tarde desta terça-feira, 16 de julho, Penha deu um passo importante em sua jornada rumo à sustentabilidade ao receber a auditoria in loco para a Certificação em Gestão Sustentável da Green Destinations, pela auditora Malu Mayorga. A certificação, reconhecida pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC) desde 2018, é representada no Brasil pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).
A Certificação em Gestão Sustentável da Green Destinations vai além de um selo. Ela representa um compromisso sólido com um futuro em que o município celebra o respeito e a proteção ao meio ambiente e às comunidades locais. Baseada em princípios universais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), essa certificação assegura aos visitantes que Penha adota práticas exemplares de sustentabilidade.
O Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, expressou seu entusiasmo com a auditoria: “Estamos comprometidos em fazer de Penha um exemplo de turismo sustentável. Esta certificação virá como um reconhecimento do trabalho árduo, não só da gestão municipal, mas de toda a comunidade em proteger nosso meio ambiente e valorizar a cultura local.”
Os benefícios de ser um destino certificado são vastos. Penha não só se conectará com outros destinos que compartilham as melhores práticas, mas também fortalecerá sua estratégia local de sustentabilidade, envolvendo todas as partes interessadas na construção de um turismo mais responsável. O município terá acesso a ferramentas avançadas para medir e avaliar seu desempenho ambiental, consolidando sua posição como um destino responsável.
Para este processo de certificação, Penha passou por um rigoroso processo de avaliação baseado em 87 critérios, divididos em seis categorias, como gestão de destinos, natureza e paisagem, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar social e gestão e informação. Agora, com a auditoria, em breve será divulgado o nível de certificação do município, que pode variar de Bronze a Ouro. Este não é um compromisso pontual, mas um processo contínuo, com auditorias bienais, garantindo a manutenção dos mais altos padrões de sustentabilidade, quando se trata de avaliação como destino turístico.
Beth Bauchwitz, consultora de sustentabilidade do IDEL, detalhou o trabalho envolvido na preparação para a auditoria: “nosso trabalho como Instituto foi orientar e dar todo o suporte para a comissão de certificação em gestão sustentável de destinos de Penha, no levantamento de evidências para o preenchimento da plataforma da Green Destinations. A criação do comitê local de certificação com especialistas de diferentes áreas da gestão pública e parceiros privados foi crucial para buscar as evidências já existentes e implantar novas práticas de sustentabilidade”, finaliza ela.
Por Mari Lidorio