Pernambuco tornou-se o segundo estado do Nordeste a integrar o Programa DEL Turismo, uma iniciativa que visa potencializar o desenvolvimento do setor turístico em parceria com atores nacionais e internacionais. Os municípios contemplados nesta etapa inicial são Sirinhaém, Tamandaré e Fernando de Noronha, locais estratégicos que, a partir de agora, serão foco das ações do Instituto DEL em Pernambuco.
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac RN, responsável pela execução do Programa na região Nordeste, formalizou um termo de transferência de tecnologia entre os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. O contrato foi oficializado pelos presidentes do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, e do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, além dos diretores regionais Regivan Dantas (Senac Pernambuco) e Raniery Pimenta (Senac Rio Grande do Norte).
Bernardo Peixoto enfatiza que a proposta do Programa é contribuir para atrair mais visitantes, oferecendo qualificação profissional para os diversos atores do turismo em cada local. “Estamos trazendo essa metodologia internacional para Pernambuco, fazendo uma troca com o Sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte. Inicialmente, escolhemos qualificar os profissionais de Sirinhaém, Tamandaré e Fernando de Noronha, para depois estendermos esse programa para todo o estado”, destaca.
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, comemora o êxito do Programa em seu estado e destaca a expansão para terras pernambucanas: “Para esses municípios que já vivenciam o DEL Turismo, os frutos são inúmeros. Agora, vamos iniciar um trabalho para além do território potiguar, certamente rendendo muitos frutos com reflexos diretos e positivos para o turismo pernambucano.”
Destinos Turísticos Selecionados
O prefeito de Tamandaré, Isaias Honorato (Carrapicho), celebra a escolha do município como um dos primeiros a participar do DEL Turismo: “Tamandaré recebe um prêmio. Temos 18 km de praias belíssimas e vamos fazer de tudo para sermos referência em turismo.”
Thalyta Figueiroa, administradora-geral de Fernando de Noronha, ressalta que a ilha já é reconhecida como destino turístico internacional, mas destaca a importância da capacitação para otimizar os serviços: “É importante observar todos os aspectos: o econômico, social e ambientais. Fico muito feliz por vocês terem tido esse olhar para Noronha e possibilitar que os diversos atores sentem na mesma mesa e comecem a tratar suas dores e o desenvolvimento por igual.”
O secretário de Turismo de Sirinhaém, Emerson Pires, expressa sua gratidão à Fecomércio PE: “Mais uma vez Sirinhaém é beneficiada pela Fecomércio PE. Primeiro foi com a instalação do Hotel Sesc Guadalupe e agora, com o DEL. Foi uma nova descoberta do município que era esquecido quando se falava em turismo.”