Rumo a uma Itá mais sustentável

Entre os dias 10 e 16 de outubro o município de Itá (SC) foi palco de três eventos voltados ao tema Sustentabilidade. O Desafio Solar Brasil, o III Seminário Regional de Engenharia e o VII Seminário Regional de Arquitetura são coroam um trabalho consistente no município, que se apoia em 3 pilares para o desenvolvimento econômico local e 3 temas centrais que permeiam todas as ações no município, Tais ações visam transformar Itá em uma das cidades mais sustentáveis da América do Sul.

Os eventos foram organizados pela Aecom, Governo de Itá, Programa DEL, ACITA e Desafio Solar e contaram com o patrocínio do CREA-SC, Gelnex, Consórcio Itá e Engie. Apoiados BBW Internacional ao lado da  Facisc, Da Magrinha, Santi, Agetur, Ecotelhado, Esuites, Itá Thermas, Associação Cultural de Itá, Itá Park Hotel, Empório do Mertilo e Destino Itá, o evento juntou durante uma semana profissionais da engenharia, arquitetura, estudantes, professores universitários e gestores para discutir formas de levar a sustentabilidade de maneira mais prática para o dia a dia das pessoas. “Para Itá, que quer se tornar o município mais sustentável da América do Sul até 2030, um evento como o Desafio Solar, trás consigo um novo legado para o município, promovendo o desenvolvimento de tecnologia de fontes limpas de energia na cultura marítima e posicionando Itá como potencial local de investimento de ciências e tecnologias no uso de fontes alternativas de energias, e para os jovens um ambiente diferente da sala de aula, com oportunidades de compartilhar conhecimento e experiências sobre energia solar” Comenta Evandro Lembi, consultor DEL do município. 

A Seminários de Arquitetura, em sua sétima edição, e o Seminário de Engenharia, em sua terceira edição, são realizados anualmente em Itá como forma de reunir o setor público, privado, estudantes e demais interessados em debates  e workshops voltados à inovação e sustentabilidade. A novidade deste ano foi o Desafio Solar Brasil, que em sua 17a. edição, foi sediado pela primeira vez em águas doces. O evento é uma competição de protótipos de barcos movidos a energia solar idealizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com o objetivo de fomentar a educação para tecnologia e inovação sustentável e reúne professores e estudantes dos núcleos de extensão de cinco universidades do país. “É uma oportunidade muito importante para nós, porque queremos tornar Itá um dos primeiros municípios sustentáveis da América do Sul. Além disso, o evento vai movimentar o turismo da nossa cidade”, destaca a engenheira civil coordenadora do evento, Marta Bender Sartoretto.

l

As ações de fomento a sustentabilidade no município de itá não param por aí, ao decorrer do 7 anos de atuação do Programa DEL, projetos que permeiam os seis pilares de desenvolvimento local tem conduzido Itá rumo ao desenvolvimento sustentável, alguns deles são: 

s ações de fomento a sustentabilidade no município de itá não param por aí, ao decorrer do 7 anos de atuação do Programa DEL, projetos que permeiam os seis pilares de desenvolvimento local tem conduzido Itá rumo ao desenvolvimento sustentável, alguns deles são: 

Selo Verde Itá: Desenvolvido com o intuito de a

Selo Verde Itá: Desenvolvido com o intuito de avaliar, mobilizar, conscientizar, atestar, reconhecer e certificar as iniciativas sustentáveis ao redor do município, o selo Verde Itá estimula entidades públicas e privadas a adotar práticas e ações socioambientais de impacto  positivo e visa despertar o senso crítico dos consumidores e a sua preferência por empresas, projetos e produtos que possuam responsabilidade ambiental, social e econômica. 

Arte Agro e Núcleo de fruticultores: A fim de fortalecer a cadeia produtiva local, iniciativas como a Feira Arte Agro e o Núcleo de Fruticultores foram desenvolvidas. A primeira edição da feira Arte Agro foi realizada no mês de agosto e visou estimular iniciativas de Km0 na região, na feira, os produtos comercializados são 100% produzidos ou confeccionados no município. Devido ao alto potencial turístico da região, a comunidade local viu oportunidade em unir fruticultores e turistas, a fim de desenvolver experiências autênticas e que mostrem a realidade dos pequenos produtores. 

Ciclo de palestras ITATECH: O centro de inovação ITATECH, fruto de uma das câmaras técnicas guiadas também pelo DEL, foi criado com o objetivo de desenvolver e proporcionar soluções inovadoras para a comunidade local. A fim de fomentar o debate sobre inovação e tecnologia no município, o programa iniciou o ciclo de palestras que visa trazer diferentes perspectivas sobre o assunto 

TOP 100 Melhores histórias de destinos Responsáveis :Pelo segundo ano seguido, o município de Itá, através do Programa DEL, é selecionado como uma das Top 100 melhores histórias de Destinos Sustentáveis do mundo, na competição internacional de turismo sustentável promovida pela fundação holandesa Green Destinations. Este ano a história selecionada foi do Museu Casa da Memória Camarolli e Alberton e a importância dos estabelecimentos para a preservação da história local e integração comunitária. Vem acompanhar essa história que agora inspira o mundo todo!

Assista : https://youtu.be/-EkTCMCmPGk