Cerca de 75 pessoas, representantes das cidades de Abdon Batista, Bom Retiro, Bocaina do Sul, Brunópolis e Urubici, que integram o programa Gente Catarina, com uso da metodologia do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), além de Jaguaruna, que faz parte do Del Município Sustentável, estiveram nesta última terça-feira (30), participando de um intercâmbio de missão técnica em Orleans. Na oportunidade, conheceram o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), o Centro de Inovação e o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.
O objetivo principal é a integração entre os municípios do programa, além de visualizar na prática as boas ações e cases de sucesso desenvolvidos pelos parceiros da rede Del na cidade.
“Nosso município participa do programa DEL desde meados de 2019, o que já resultou até em prêmios internacionais. É um case de sucesso, não somente para a cidade, mas para todo Estado e Brasil, como um grande modelo. Isso é fruto do empenho daqueles que participam das Câmaras Técnicas, com dedicação”, destacou o vice-presidente do DEL de Orleans, Dimas Ailton Rocha.
No roteiro da missão técnica, os visitantes ainda conheceram empresas e tiveram acesso a detalhes dos prêmios e outros trabalhos realizados pelo projeto junto ao município. O secretário de indústria, comércio e turismo de Bom Retiro, Jefferson Ulisses Nunes, diz que o trabalho está iniciando no município e que desde 2021 o objeto é colocar Bom Retiro como um dos principais destinos turísticos da serra catarinense. “A gente está começando. Com essas experiências abrimos nossas visões. Às vezes a gente acha que é muito complicado, e quando se vem para cá, se vê coisas simples que pode desenvolver em Bom Retiro”, comenta o secretário.
Já o empresário e corretor de imóveis de Urubici, Thiago Huthiele, comenta que a visita foi sensacional. “São projetos assim que trazem crescimento para a região, que ajudam futuros empreendedores a tirar seus sonhos do papel”, afirma.