Programa Protetores do Lar prepara jovens para combater a violência doméstica 

A construção de uma sociedade mais justa e segura é o reflexo do desenvolvimento de cidadãos conscientes e responsáveis, que  influenciam positivamente suas comunidades, promovendo o respeito e prevenindo a violência. Em Curitibanos, essa missão foi abraçada por cerca de 380 alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu, que participaram do programa da Polícia Militar de Santa Catarina chamado Protetores do Lar, desenvolvido pela Rede Catarina de Proteção à Mulher, com o apoio do projeto Protótipo Alpha Ordem Pública 5.0. A ação é voltada à formação de jovens defensores dos valores de proteção e respeito.

A formatura, realizada na última terça-feira, dia 12, celebrou a dedicação desses alunos que, ao longo de vários encontros, aprenderam a identificar e combater a violência doméstica em suas diversas formas, tanto física como psicológica. O evento destacou a importância do compromisso desses jovens em transformar suas realidades e espalhar boas práticas em suas famílias e comunidades.

Durante a cerimônia, foi reforçada a importância da missão aceita por esses jovens, que agora são preparados para exercer um papel de conscientização e defesa em suas casas, escolas, e lugares que frequentam. Para o comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar de Curitibanos, Tenente-Coronel Givanildo Rodrigues, construir relações saudáveis e responsáveis é o alicerce para uma sociedade segura e justa. “Este projeto é mais que um aprendizado, é um compromisso com a transformação social”, ressaltou. 

A jornada dos alunos envolveu encontros semanais, onde tiveram a oportunidade de aprender sobre as questões jurídicas, psicológicas e sociais da violência doméstica. Além disso, produziram um podcast abordando os temas discutidos em sala de aula, ampliando a conscientização para além da escola. Segundo a subdiretora da Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu, Marta Veloso, a formação marca um novo capítulo para esses jovens, que assumem agora o papel de agentes de mudança em suas próprias casas e círculos de amizade.

“Este projeto teve uma relevância especial para a nossa comunidade escolar. Alunos de diferentes bairros e realidades puderam compreender e identificar situações de abuso que antes talvez passassem despercebidas. Esses jovens agora saem da escola preparados para serem multiplicadores do que aprenderam. Eles levam consigo não só o entendimento sobre o que é respeito e proteção, mas também o compromisso de defender esses valores em suas famílias e comunidades. Estamos confiantes de que este conhecimento será um pilar importante na construção de relacionamentos mais saudáveis e de uma sociedade curitibanense mais justa e consciente”, finaliza.

Sobre o Protótipo Alpha 

O Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0, criado pela Polícia Militar de Santa Catarina em parceria com a FACISC e a metodologia DEL, é um projeto piloto implantado em cinco municípios da Serra Catarinense: Bom Jardim da Serra, Curitibanos, Lages, São Joaquim e Urubici. Com foco na integração de lideranças locais, o programa busca fortalecer a segurança pública através da prevenção de violência, aprimoramento de políticas públicas e uso estratégico de dados para decisões mais informadas e eficazes, promovendo uma gestão proativa e melhorando a qualidade de vida da população. 

Comunicação Protótipo Alpha || Texto e fotos