O turismo é uma atividade essencial para Bom Jardim da Serra, na região serrana de Santa Catarina. Apesar disso, muitos moradores ainda desconhecem os encantos que a cidade tem a oferecer e a rica história que carrega. Para transformar essa realidade e fomentar o sentimento de pertencimento, o projeto “Conhecendo Meu Bom Jardim” chega à sua terceira edição, com o objetivo de conectar a população à cultura, aos empreendimentos e à natureza que fazem do município um destino singular. Esta ação faz parte da Câmara Técnica de Educação, do programa de Desenvolvimento Econômico Local no município, desenvolvido pelo Instituto DEL, ambos criados pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).
Na edição desta quarta-feira (25), o projeto, que comemora antecipadamente o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, levou alunos da 1ª à 5ª série da Escola Básica Municipal Altos da Boa Vista para uma experiência imersiva. O destino foi o renomado Eco Resort Rio do Rastro, certificado na categoria prata pela Green Destinations, onde professores e estudantes puderam explorar a estrutura, conhecer as atividades oferecidas aos hóspedes e desfrutar da paisagem deslumbrante do Cânion do Rio do Rastro.
Benito Sbruzzi, articulador do programa e do projeto em Bom Jardim da Serra, destacou a importância da iniciativa: “nossa intenção é despertar nos moradores, especialmente aos pequenos e jovens, a consciência sobre o potencial turístico que temos. Queremos que se sintam parte dessa história e que, com o tempo, eles mesmos se tornem embaixadores do nosso turismo, levando adiante o orgulho e a responsabilidade de preservar o patrimônio que temos.”
A proposta é que os professores e alunos se tornem multiplicadores desse conhecimento, inspirando outros moradores a valorizar e preservar o que é de Bom Jardim da Serra. “Esperamos que cada um entenda a grandiosidade do nosso município e que, juntos, seja possível oferecer um atendimento cada vez mais acolhedor e atualizado aos turistas que nos visitam”, completa Benito.
Para Arthur Nandi, consultor do Programa DEL na cidade, projetos como esse fortalecem o turismo local de dentro para fora, pois é fundamental que a comunidade conheça o que a cidade tem de melhor. “Só assim é possível criar uma rede de apoio e divulgação espontânea, tornando Bom Jardim da Serra ainda mais acolhedora e satisfeita para receber visitantes.”
Por Mari Lidorio