Projeto de Turismo Pedagógico nas Escolas de Apodi

Apodi é um município localizado na região oeste do Rio Grande do Norte, Brasil, com uma extensão territorial de 1.602,477 quilômetros quadrados, sendo o segundo maior do estado. Antes da colonização iniciada pelos espanhóis na Missão de São João do Apodi em 1499, o território era habitado por indígenas da aldeia Tapuias Paiacus. O município é banhado pelo Rio Apodi/Mossoró, o principal rio da Bacia Apodi/Mossoró, impulsionando o desenvolvimento de atividades econômicas, principalmente agricultura e pecuária. Apodi é formado pelas regiões de Pedra, Vale, Chapada e Areia, cada uma com suas atrações turísticas, além de diversos pontos de interesse na área urbana.


Questões enfrentadas

O município enfrenta desafios relacionados à irregularidade das chuvas devido ao clima semiárido, afetando o desenvolvimento econômico e turístico. A falta de consciência dos moradores sobre os atrativos naturais e culturais locais é um obstáculo para o desenvolvimento do turismo. A ausência de práticas de educação ambiental nas escolas municipais contribui para a falta de conhecimento e pertencimento dos alunos em relação à sua própria região.

Métodos, etapas e ferramentas aplicadas

Para enfrentar esses desafios, foi proposta a Semana de Turismo Pedagógico no sistema municipal de educação, visando promover atividades extracurriculares para os alunos conhecerem o patrimônio cultural, artístico e turístico de Apodi. O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Semana Ambiental de 2023, com o apoio de diversas secretarias municipais e órgãos relacionados ao turismo e educação. Foi distribuído o livro educativo “Apodi, Cidade da Gente” nas escolas municipais para facilitar o aprendizado interdisciplinar e promover visitas aos locais descritos no livro.

Principais fatores de sucesso

O sucesso do projeto se deve à integração entre os diversos atores envolvidos, incluindo o governo municipal, organizações da sociedade civil e empresas do setor turístico. A inclusão do livro educativo no planejamento pedagógico das escolas municipais foi fundamental para o reconhecimento do projeto pela Secretaria Municipal de Educação. A realização de visitas guiadas aos atrativos turísticos aumentou a consciência ambiental e histórica dos participantes, fortalecendo o senso de pertencimento à comunidade.

Lições aprendidas

Ficou evidente a importância do engajamento dos atores locais por meio de uma gestão participativa, bem como a necessidade de integração entre os diversos setores para o desenvolvimento do turismo sustentável. A inclusão de temas ambientais, históricos, culturais, econômicos e sociais no planejamento municipal foi crucial para o sucesso do projeto.

Conquistas e Resultados

O projeto resultou em uma maior conscientização socioambiental dos estudantes e fortaleceu o processo de ensino e aprendizagem por meio de atividades práticas. A participação ativa dos atores locais superou as expectativas, promovendo um maior reconhecimento dos atrativos turísticos locais pela população.

Dicas para outros destinos:

Recomenda-se a organização de conselhos municipais de turismo para promover o envolvimento das escolas no turismo educacional, além de implementar projetos que coordenem o desenvolvimento das atividades turísticas com outras áreas para o desenvolvimento sustentável do destino. Parcerias entre o setor público, sociedade civil e agentes econômicos são essenciais, assim como ações alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem contribuir para o desenvolvimento geral do município.