Protótipo Alpha gera avanços em segurança, turismo e inclusão em São Joaquim

O Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 vem trabalhando para promover mudanças concretas em São Joaquim, com resultados que impactam diretamente o turismo, a segurança e a inclusão social. Entre os principais avanços estão a integração de políticas de turismo e segurança, o desenvolvimento de ações comunitárias para fortalecer o senso de pertencimento dos moradores e a criação de fluxos de atendimento dedicados para moradores em situação de rua e mulheres em risco.

Com foco em fortalecer o turismo local, a Câmara Técnica de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, em conjunto com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, discutiu formas de integrar segurança e atratividade turística. A secretária da pasta Adriana Cechinel Schlichting de Martin apresentou as ações planejadas para o setor e deve trazer mais detalhes adicionais em breve, ampliando o impacto do Protótipo Alpha não só na segurança, mas no desenvolvimento econômico da cidade.

A agente local do Protótipo Alpha em São Joaquim, Juliana de Oliveira, destaca que a ideia é conhecer os projetos envolvendo turismo no município de São Joaquim e identificar de que forma o Protótipo Alpha pode auxiliar no desenvolvimento das iniciativas. “Uma cidade turística é também um reflexo de uma cidade segura. Então, agora, os próximos passos serão em função também dessa temática”, comenta ela.

Para criação do pertencimento e o cuidado com o espaço público, será proposto o projeto “Adote um Canteiro”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A ideia é envolver crianças no cuidado de áreas verdes, criando desde cedo uma cultura de responsabilidade e orgulho pela cidade. “Este projeto tem grande potencial de fortalecer a ligação das crianças com o município, refletindo em uma comunidade mais unida, segura e participativa”, ressalta Juliana. 

Apoio coordenado para cidadãos vulneráveis

A Câmara Técnica de Saúde, Educação e Social do Protótipo Alpha está implementando um fluxo de atendimento integrado para moradores em situação de rua e mulheres em situação de risco, conectando a Polícia Militar, CREAS, CRAS e Assistência Social. Esse sistema visa oferecer um atendimento coordenado, desde o primeiro contato até o acompanhamento contínuo, proporcionando maior eficácia e apoio real para quem precisa.

Além disso, foi iniciado um planejamento em parceria com o Senac para capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade em cursos de maquiagem e manicure, promovendo a independência financeira e maior inclusão social.

“O trabalho em parceria com o Protótipo Alpha representa uma oportunidade valiosa para levar capacitação a quem mais precisa, promovendo mudanças concretas e firmes na vida dessas pessoas. Essa união é essencial para fortalecer o desenvolvimento social, pois capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para que possam conquistar uma profissão e alcançar a independência financeira vai além de gerar renda: criação de dignidade, segurança e novas perspectivas para as comunidades da região. O Senac está comprometido em contribuir com essa missão de transformação social e fortalecimento comunitário”, afirma Adenilson Rodrigues, coordenador do Senac na Serra.

Foco nos jovens e segurança para a safra da maçã

Para oferecer opções saudáveis ​​e educativas aos jovens, a CT propôs a criação de um grupo de escoteiros, que permitirá aos adolescentes em situação de vulnerabilidade desenvolverem habilidades e se envolverem em atividades construtivas. Na preparação para a safra da maçã, também será instalada uma sala de triagem permanente na rodovia, com o apoio do Conselho Tutelar, Polícia Militar e Assistência Social. 

“Logo o município começa a receber os trabalhadores para a próxima safra da maçã e, muitas vezes eles chegam sem nenhum amparo. Essa medida visa fornecer orientação e suporte aos trabalhadores sazonais, garantindo uma recepção mais organizada e segura”, relata Juliana.

Estruturação do Comitê Gestor

O Comitê Gestor do Protótipo Alpha formalizou sua atuação ao aprovar o regimento interno e nomear seus membros titulares e suplentes. Com representantes das principais secretarias e entidades locais, o comitê agora possui base oficial para fortalecer a implementação das políticas e iniciativas do projeto.

O Protótipo Alpha

O Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 desenvolvido pela da Polícia Militar de Santa Catarina em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), representa uma abordagem inovadora para a redução da violência e promover a ordem pública em cinco municípios da mesorregião serrana, como Bom Jardim da Serra, Curitibanos, Lages, São Joaquim e Urubici. 

Por meio de uma estratégia multidisciplinar, o projeto busca soluções práticas e viáveis para os desafios enfrentados pelos municípios, envolvendo desde o planejamento urbano até a saúde, educação, entre outras áreas. Com o apoio de especialistas e a integração de diversos setores, o projeto busca garantir a aplicação das políticas públicas existentes ou que necessitem ser construídas com base nas necessidades reais da população.

Por Comunicação Protótipo Alpha