Protótipo Alpha promove Seminário Safra Segura para auxiliar produtores rurais antes do início da safra da maçã que inicia em dezembro

A cidade de Bom Jardim da Serra recebeu na última semana o seminário Safra Segura: Cuidado da Produção e da Vida, e reuniu produtores rurais de maçã com o foco em garantir a segurança das propriedades e a ordem pública, sobretudo nas áreas mais distantes. Promovido pelo Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0, em parceria com o Programa DEL, o encontro trouxe informações e orientações para auxiliar os produtores antes do início da safra, marcada para o mês de dezembro. Atualmente, o município possui mais 1360 produtores rurais, destes, 761 são dedicados a cultura da maçã.

O programa “Safra Legal” oferece aos produtores a possibilidade de certificação de suas propriedades pela Polícia Militar de Santa Catarina por meio do Programa Patrulha Rural, que realiza acompanhamento preventivo nas propriedades do interior. Com uma população rural significativa e extensa, Bom Jardim da Serra já possui mais de 80 propriedades cadastradas na Rede Rural de Segurança. Segundo o cabo Lucas Ricardo Sauer, que atua na Patrulha ao lado do cabo Heron Almeida, são mais de 1.200 quilômetros de estradas rurais percorridos.

Para ele e o colega, o Seminário é uma forma de reunir e conscientizar os produtores sobre a segurança do seu patrimônio, da garantia da sua vida e dos trabalhadores que contratam, principalmente para o período da colheita. “Esses trabalhadores sazonais vêm de diversas regiões do país, e muitas vezes, os produtores não têm informações sobre eles. Chegam ao município sem documentos e em condições de vulnerabilidade, o que aumenta as demandas nas áreas de saúde e assistência social. A conscientização visa reduzir essas demandas para o município e a certificação e apoio da Polícia Militar podem minimizar esses riscos.”, destaca o cabo.

De acordo com o Cabo PM Willian Tristão membro do Conselho Municipal de Segurança e do grupo de Gestão do Protótipo Alpha – Bom Jardim da Serra o aumento de ocorrências relacionadas ao grande fluxo de trabalhadores sazonais na safra da maçã fez com que o Protótipo Alpha através da Câmaras Técnicas de Saúde e Assistência Social, integrante também do programa DEL, do Instituto DEL, tomasse a iniciativa de realizar o encontro em auxílio aos produtores. O seminário é uma ação que reforça como a colaboração entre forças de segurança, setor privado e programas de desenvolvimento local pode transformar a realidade das áreas rurais, promovendo segurança, ordem pública e bem-estar para os produtores, trabalhadores da região e quem chega ao município em busca de uma oportunidade”.

Para facilitar a adaptação às normas legais, especialmente as voltadas para segurança no trabalho, o Seminário também contou com a participação da Técnica de Segurança do Trabalho da empresa Schio, Franciele Martins. Ela abordou temas como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a importância da Norma Regulamentadora NR-31, que estabelece diretrizes de segurança e saúde para proteger trabalhadores rurais, focando no uso de EPIs, condições sanitárias adequadas, ergonomia e controle de riscos específicos.

A norma destaca a responsabilidade dos empregadores em garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável no setor agrícola. “É fundamental que os produtores estejam cientes das normas antes da safra. O uso correto dos EPIs, por exemplo, é mais que uma obrigação legal, é uma garantia de proteção para cada trabalhador, porque previne acidentes e doenças e isso impacta diretamente na eficiência da produção no campo”, ressalta a técnica.

Por Comunicação Protótipo Alpha