O município de Urubici, localizado na Serra Catarinense, avança na implementação do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 com a criação de câmaras técnicas nas áreas da saúde, educação, social, infraestrutura e segurança. Os integrantes, formados por especialistas, foram indicados durante a reunião do comitê gestor local, que aconteceu na última sexta-feira, 12 de julho. Este avanço valida oficialmente a composição das entidades que integrarão os grupos e estabelece os temas prioritários de atuação no município.
As Câmaras Técnicas atuarão, em princípio, em duas principais frentes: saúde, educação e desenvolvimento social; e infraestrutura e desenvolvimento econômico. Na primeira linha de ação, o foco será em projetos de conscientização e iniciativas voltadas para a família. Os membros deste grupo serão convidados ao longo do mês de julho e atuarão de forma voluntária junto ao Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0. Já a segunda frente de atuação trabalhará em programas de geração de empregos, preparação para oportunidades de trabalho e combate às drogas. Um destaque será a implementação de um sistema de videomonitoramento, com 10 câmeras já em fase de instalação no município.
A coordenadora operacional do projeto na região pela FACISC, Aline Nandi, destaca a importância desta reunião: “estamos comprometidos em fazer com que a comunidade se sinta mais segura, ligando o desenvolvimento econômico e social. Com as Câmaras Técnicas criadas aqui em Urubici e atuação de cerca de 40 voluntários junto ao projeto, vamos dar celeridade a um tema tão pertinente e importante na nossa região: a manutenção da Ordem Pública”.
Aline lembra ainda que, neste mês de julho, um fórum será organizado para dar continuidade aos trabalhos que seguem em Urubici até fevereiro de 2025. “Com a estruturação do comitê local e a criação das câmaras técnicas, Urubici está caminhando na criação de novas metodologias para fortalecer a segurança e o desenvolvimento comunitário, proporcionando um ambiente mais seguro tanto para moradores quanto para turistas”, pontua ela.
O comandante da Polícia Militar de Urubici, 2° Sargento Vagner Goulart, reforça que o Protótipo Alpha surge com o objetivo de implementar um modelo de gestão voltado à redução da desordem e da violência, articulado com o desenvolvimento sustentável.
“Na reunião pudemos discutir os pontos vulneráveis que impactam direta ou indiretamente a ordem pública do município. Após a análise do relatório de atividades, decidimos onde vamos concentrar nossos esforços e indicamos nomes de pessoas que possam contribuir para o projeto. Com certeza, as próximas reuniões serão muito proveitosas, pois ouviremos as opiniões desses novos integrantes que contribuirão com ideias para melhorar nosso município”, finaliza o 2° Sargento.
Importante destacar que, as Câmaras Técnicas ou grupos de trabalho, assim como serão chamadas em Urubici, estão ligadas ao comitê gestor do município, que é composto pela: Secretaria da Saúde, Secretaria da Assistência Social, Secretaria da Educação, Secretaria de Trânsito, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Urubici, Associação de Hoteis e Pousadas e Trade Turístico de Urubici – Pouserra, Associação Comercial e Industrial de Urubici – ACIUR.
O Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 é uma iniciativa da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), desenvolvido em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), utilizando a metodologia DEL.
Por Comunicação Protótipo Alpha