Rio Grande do Norte recebeu, na última terça-feira (27), um grupo de profissionais dos estados do Amapá, Alagoas e Pernambuco, com o objetivo de conhecer, in loco, os resultados do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo.
A equipe está acompanhada do diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) e representante da Green Destinations no Brasil, Andreas Dohle, e da equipe técnica que opera o programa no RN. Ao todo, 14 municípios já foram atendidos pela ação do Sistema Fecomércio RN, sendo 11 potiguares e 3 pernambucanos.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou que o Rio Grande do Norte foi pioneiro na implantação do Programa DEL Turismo. “Isso mostra o nosso compromisso em criar ambientes urbanos mais organizados e focados em um crescimento sustentável e coordenado. Desde a implementação do DEL, temos observado resultados expressivos nas cidades que adotaram o programa, tanto no fortalecimento das cadeias produtivas quanto na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.
Além de apresentação dos casos de sucesso dos municípios já atendidos e apresentação da metodologia, a missão técnica contará com viagem à Santa Cruz, onde serão verificados os impactos na cidade, com foco no turismo religioso.
Um total de 12 visitantes participam do encontro, dentre eles, a coordenadora do conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/Fecomércio-AP), Josiane Coutinho; o secretário de turismo de Tamandaré (PE), Cícero Santos; o diretor regional Senac AP, José Iguarassu Bezerra Monteiro; e diretor de educação profissional Senac AL, Sandro Soares Diniz.
O DEL Turismo
O programa DEL Turismo visa desenvolver o turismo local com base numa estratégia sustentável e de longo prazo, promovendo um turismo que apoie a economia e melhore a qualidade da comunidade local e dos seus visitantes. A abordagem central do programa é facilitar o diálogo entre o governo local, os empresários e a sociedade civil, criando assim uma governança participativa.
Chegando ao terceiro ano de execução, o programa DEL Turismo, metodologia do IDEL, tem como parceiro alemão o bbw (Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft) e recebe apoio financeiro do Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ), por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento Econômico e a Qualificação Profissional (SEQUA). Hoje, está presente em cinco regiões do país, atuando em 28 municípios brasileiros.
Com informações do Senac RN