Sorriso da Ostra leva Tibau do Sul a Prêmio internacional de Turismo Sustentável

O sorriso da Ostra é a maneira que os produtores se referem à abertura da concha, mas também remete ao sorriso do produtor e a alegria de sua comunidade em poder realizar o seu trabalho e garantir para as gerações futuras, a preservação do meio ambiente e da espécie com dignidade, empoderamento e autonomia. Foi com este mote e com este case, que o município de Tibau do Sul, Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, foi reconhecido com a primeira colocação na categoria Comunidades Prósperas no Green Destinations Stories Awards 2024 nesta quarta-feira, 6/3, durante a ITB Berlim, o maior evento de turismo do mundo.

A APROOSTRAS – Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte está localizada na área rural de Tibau do Sul/RN – Brasil que atua com o cultivo e comercialização de ostras orgânicas em ambiente natural em mesas confeccionadas com 1mx2m com madeira ecológica e de maior durabilidade em ambiente aquático. O objetivo é a criação sustentável da espécie e o envolvimento da comunidade na produção e destino final do produto. No ano de 2015 a APROOSTRAS se formalizou e através do suporte do Sebrae buscou a profissionalização para o cultivo das ostras de maneira sustentável.

Os extrativistas que incialmente faziam a extração da ostra em ambiente natural de mangue, ou buscavam seu cultivo explorando o espaço dos manguezais, utilizando além de sua matéria-prima a madeira extraída do local para ajustar os espaços e faziam a sua comercialização como vendedores ambulantes nas praias do município, sem a garantia da segurança alimentar necessária para o consumo, conseguiram licença ambiental através do IDEMA para realizar a criação da ostra na APA Bomfim-Guaraíras, local ideal para o cultivo da espécie. Passaram a fazer uso de equipamentos adequados sem agressão ao ecossistema instalado; participaram de cursos para o entendimento sobre o manejo e boas práticas de higiene e segurança; iniciaram a aquisição das sementes através de empresa local, favorecendo a cadeia produtiva; instalaram um flutuante denominado de “Sorriso da Ostra” para comercialização do produto final; e criaram a rota das ostras, passeio realizado a partir do porto, seguindo pela lagoa de Guaraíras em direção à área de cultivo, em embarcações (canoas de madeira) guiadas pelos produtores que passam as informações para os turistas. Em seguida atracam no flutuante onde podem desfrutar de uma vista surpreendente e de uma oferta diversificada de ostras frescas (agricultura familiar), servidas pelos produtores. A rota das ostras proporciona ao turista uma experiência única de turismo de base comunitária, sendo uma alternativa de produção associada ao turismo, atuando como alternativa sustentável de desenvolvimento ambiental, econômico, social e cultural conforme orientam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.

No ano de 2015 a APROOSTRAS se formalizou e através do suporte do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), entidade que promove o desenvolvimento de micro pequenas empresas, buscou a profissionalização para o cultivo das ostras de maneira sustentável.

Todo o trabalho na rota das ostras e no flutuante Sorriso da Ostra é realizado pelos produtores associados, assim como os produtos agregados à venda são adquiridos de agricultura familiar e empresas do município incentivando o desenvolvimento econômico local através da cadeia produtiva do turismo. O município conta com a atuação do programa do DEL Turismo/SENAC/RN em que por meio da Câmara Técnica de Educação e Cultura está tramitando no Conselho Municipal de Turismo a captação de curso do SENAC/RN de qualidade em prestação de serviços e posteriormente os cursos de Turismo de Base Comunitária e Orientador Turístico Local para um melhor atendimento e profissionalização dos associados.

O Programa Del Turismo é uma iniciativa que nasceu em Santa Catarina através da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) e é desenvolvido pelo Instituto DEL, que visa desenvolver o turismo local com base numa estratégia sustentável e de longo prazo, promove um turismo que apoie a economia e melhore a qualidade da comunidade local e dos seus visitantes. A abordagem central do programa é facilitar o diálogo entre o governo local, os empresários e a sociedade civil, criando assim uma governança participativa.

O programa DEL Turismo é financiado pelo Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ), por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento Econômico e a Qualificação Profissional (SEQUA). Está presente nas 5 regiões do país, atuando em 28 municípios brasileiros.

O que é Green Destinations?
Criada na Holanda em 2014, a Fundação Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que apoia destinos, seus negócios e comunidades a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável. Hoje, a Green Destinations oferece diversos serviços e produtos para destinos ao redor do mundo sendo eles: o Programa de Certificação para destinos e empresas do ramo de turismo, a concurso 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis e o programa de suporte e apoio que inclui mais de 40 ferramentas de avaliação e relatórios, incluindo cursos e treinamentos.