União Brasil-Alemanha: rumo ao fomento da bioeconomia em Santa Catarina

Recebidos pelo coordenador de projetos da Eic Trier no Brasil e diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local, Andreas Dohle, uma importante comitiva alemã, composta por Christian Reuter, responsável pela profissionalização na Câmara de Comércio e Indústria de Trier, e Karl Hofmann, professor de engenharia mecânica da Universidade de Trier, visitou o IDEL nesta semana.  Entre o foco da reunião, o fomento da bioeconomia em Santa Catarina.

Durante o encontro, além de avaliar os cursos de bioeconomia desenvolvidos pelo Instituto Senai de Inovação em Química Verde do Rio de Janeiro (ISI QV) e, aplicados em Santa Catarina pelo Instituto DEL, em parceria com a FACISC, foram debatidas novas oportunidades de cooperação entre as instituições, visando não apenas o aprimoramento dos treinamentos existentes, mas também a exploração de novas áreas de pesquisa e desenvolvimento, como o setor de vinhos. 

Aproveitando a oportunidade, foram exploradas ainda, a possibilidade de intercâmbio com estudantes e pesquisadores, visto que a Universidade de Trier é renomada pela sua excelência acadêmica.

No final do encontro, o tema abordado foi a abertura de uma nova turma do curso de bioeconomia, prevista para iniciar em maio. Este esforço conjunto visa criar produtos e serviços mais sustentáveis, fortalecendo a colaboração entre entidades e o setor produtivo. 

“A visita da comitiva alemã representa mais um passo em direção à internacionalização e ao fortalecimento das parcerias no campo da educação e da inovação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro promissor para ambas as nações. Rumo a um futuro mais verde e inovador, onde as empresas estão comprometidas em fazer ainda mais a diferença”, reforça Andreas Dohle.