O Comando da Polícia Militar de Santa Catarina, a Facisc e o Instituto Del fortaleceram a parceria para melhorar a segurança pública em Santa Catarina nesta quinta-feira, 25/4. Em reunião na sede da Federação as instituições alinharam as ações e expectativas em relação ao Protótipo Alpha, que tem como principal objetivo identificar e monitorar os fatores associados à violência letal e doméstica, articulando essas questões com o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.
O presidente da Facisc, Elson Otto, destacou a importância do trabalho em parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina. “O Protótipo Aplha é o primeiro passo da parceria entre os empresários e a Polícia Militar para melhorar a segurança em Santa Catarina. Essa união é muito importante para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina e fator decisivo para tomada de decisões em relação a investimentos locais, presentes e futuros”. Esse projeto é o pontapé inicial para outras parcerias que nascem para auxiliar na melhoria de outros índices de segurança.
O presidente do Conselho do Instituto Del, Carlos Eduardo de Liz, explica que Protótipo Aplha foi o start da parceria entre a Facisc e a Polícia Militar de SC. “Precisamos de competência instalada, aliando dados e tecnologia com capacidade técnica para mudar a realidade dos municípios de Santa Catarina”.
O Chefe do Estado-Maior-Geral da PMSC, coronel Jailson Aurelio Franzen, explicou que o Protótipo Aplha vem atender eixo do plano estratégico da PMSC em agir sobre as causas. “A ideia é podermos avançar sobre questões que ainda precisamos melhorar. Partir para uma nova forma de fazermos nosso trabalho sem perder a nossa essência e vemos na Facisc o parceiro ideal pela sua força e representatividade”.
Por meio de indicadores estabelecidos a partir da econometria, o Protótipo Alpha visa aprimorar as políticas públicas, tornando-as mais eficientes e direcionadas para as necessidades específicas de cada região. Esta iniciativa representa uma abordagem inovadora, utilizando métodos quantitativos para compreender e enfrentar os desafios complexos da segurança pública.O projeto será implementado e testado ao longo de 12 meses, inicialmente em cinco municípios da mesorregião serrana: Bom Jardim da Serra, Curitibanos, Lages, Urubici e São Joaquim.
Carlos Eduardo de Liz lembrou que o projeto ajuda a atender às demandas do Voz Única na questão de segurança pública. Já o presidente Elson colocou o Sistema Facisc à disposição e cada associação empresarial para que seja a segunda casa da Polícia Militar.
Por Silvia Chioca