Na última quinta-feira, 25 de abril, a cidade de Imaruí recebeu uma reunião para o desenvolvimento do turismo local, dentro do âmbito do Gente Catarina. O programa é uma iniciativa do governo estadual em colaboração com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), usando a metodologia DEL, que tem como principal objetivo elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades que se encontram com médios índices de desenvolvimento no estado.
A reunião concentrou-se especialmente no setor do turismo, reconhecido como uma importante alavanca econômica para Imaruí. Representantes de pousadas, estabelecimentos gastronômicos e artesanato estiveram presentes, destacando a diversidade e potencialidades do setor na região.
O evento discutiu os desafios e também apresentou um plano de trabalho para o turismo local ao longo do ano. Utilizando ferramentas de análise, foram identificados objetivos e mapeados os pontos fortes e fracos do setor na cidade.
Entre os principais pontos discutidos, a necessidade de investir na divulgação do destino turístico de Imaruí, proteger e preservar as suas belezas naturais, além de aprimorar a infraestrutura, foram destacados como pilares essenciais para o crescimento sustentável do turismo local.
Para alcançar esses objetivos, ficou acordado que as próximas atividades serão executadas com o apoio tripartite do poder público, do setor produtivo e da sociedade civil organizada. Essa parceria visa garantir que as ações sejam planejadas e implementadas de forma integrada e eficaz, visando o desenvolvimento equilibrado e duradouro do turismo em Imaruí.
Por Mari Lidorio