A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), definiu o cronograma de atividades para a execução do Protótipo Alpha Ordem Pública 5.0, um projeto inovador nas questões relacionadas à segurança pública na Serra Catarinense.
O encontro ocorreu de forma on-line, na última quinta-feira, 2 de maio, onde membros do comando da PM na Serra Catarinense, além de outras cidades participantes e da FACISC, deram seguimento para a execução do projeto nos cinco municípios da região serrana contemplados: Bom jardim da Serra, Curitibanos, Lages, São Joaquim e Urubici. Dentre as tratativas, um questionário em forma de pesquisa será aplicado junto à comunidade e lideranças comunitárias, e as respostas servirão como base para o complemento do projeto.
O Protótipo Alpha tem um papel fundamental no aprimoramento de estratégias que reduzam a violência e o fortalecimento das comunidades catarinenses. Com uma abordagem inovadora e colaborativa, o projeto visa não apenas identificar os problemas, mas também implementar soluções eficazes, contando com a participação ativa de todos os envolvidos. “O processo é rápido, no máximo até na segunda quinzena de maio teremos o diagnóstico no território e série de ações acontecendo com a participação da comunidade”, reforça a consultora da Facisc, Aline Nandi.
“O Protótipo Alpha visa aprimorar as políticas públicas, tornando-as ainda mais eficientes e direcionadas para as necessidades específicas de cada região. O trabalho será rápido, queremos em 12 meses o que causa, de fato a violência nessas cidades para traçarmos um plano efetivo para reduzir esses indicadores e que isso sirva de exemplo para ser replicado em todo o estado e país”, destaca o coordenador do projeto, tenente-coronel da PMSC Frederick Rambusch.
Metodologia DEL
A metodologia adotada para intervir nos territórios é baseada no Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), desenvolvido pela FACISC ao longo de mais de uma década e executado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL). Este programa visa fortalecer a capacidade de transformação dos municípios catarinenses, promovendo o protagonismo dos atores locais, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, o desenvolvimento sustentável e a diversificação econômica.
Por Mari Lidorio